Preservar a memória<br> em Peniche

Image 22513

O núcleo de Beja da URAP promoveu, no passado dia 25, uma visita guiada ao Forte de Peniche, na qual participaram perto de 50 pessoas. Acompanhada pelo antigo preso político Adelino Pereira da Silva, a comitiva percorreu os vários espaços da antiga prisão política de alta segurança do fascismo e o núcleo museológico actualmente existente, recebendo explicações acerca dos diversos locais, bem como das condições de vida dos presos políticos, da sua luta contra o regime fascista e da forma inventiva que os mesmos encontravam para se organizarem e, mesmo dentro da prisão, persistirem na sua luta.

Adelino Pereira da Silva informou ainda os presentes que, após a jornada de luta de 29 de Outubro de 2016, a fortaleza foi retirada do grupo de edifícios históricos a privatizar pelo Governo. A valorização do forte e o reforço da sua componente museológica são batalhas a prosseguir.




Mais artigos de: Nacional

Cordão humano em Sesimbra

A comunidade escolar da Quinta do Conde, em Sesimbra, promoveu um cordão humano de 2,6 quilómetros em defesa de uma escola secundária na freguesia, numa iniciativa promovida pelas associações de pais com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara...